sábado, 28 de agosto de 2010

Alguns usos inadequados da Bíblia Sagrada



Muitas pessoas têm feito um mal uso da Bíblia, utilizando-a apenas em momentos de dificuldade e problemas. Os exemplos que serão listados a seguir não classificam ninguém como herege, nem significa que as pessoas que o fazem o estão fazendo com má intenção, mas essas formas de utilizar a Bíblia são inadequadas porque limitam a Bíblia.
Uma das razões da Bíblia existir é para podermos nos relacionar com Deus da forma correta, e não para o deleite particular ou pessoal de ninguém.
Vejamos alguns usos inadequados da Bíblia:

1. Caixinha de Remédios
A utilização dos princípios bíblicos de forma correta produzirá cura emocional e até física. Todavia, é preciso entender que a Bíblia é muito mais que uma caixinha de primeiros socorros, que só é aberta quando alguém está doente ou precisando de ajuda médica.

Provérbios 2:1-5
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus”

2. Refrigerador
A utilização da Bíblia trará conforto, alento e paz ao coração, quando além de lida for obedecida. Porém, é preciso entender que a Bíblia é muito mais que um refrigerador, que só é aberto quando alguém deseja tirar algo dali para suprir suas necessidades.

Mateus 11:28,29
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

3. Bola de Cristal

A Bíblia possui cerca de 30% de profecias, e por isso trata de eventos futuros. Nesse aspecto, a Bíblia demonstra sua inspiração, autoridade e inerrância. Porém, não deve ser vista apenas como uma linda coleção de revelações. Muitas pessoas cometem o erro de nem sequer ler a Bíblia, mas abri-la aleatoriamente, como se Deus obrigatoriamente fosse lhes falar algo através desse método de adivinhação bíblica.
É preciso compreender que a Bíblia é a mensagem de Deus para o homem e esta deve ser lida sequenciadamente.

Salmo 119:11
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”

4. Caixinha de Promessas

A Bíblia possui um número quase incontável de promessas para nossas vidas. Nesse conjunto de promessas encontramos: promessa de vida eterna, promessa de perdão, promessa de Graça, promessa de misericórdia, promessa de suprir as necessidades, promessa de proteger contra os inimigos, promessa de guiar, promessa de confortar, promessa de nos manter próximos de Deus e Deus próximo a nós, promessa de nos capacitar, promessa de orientar....

Todavia, a Bíblia não deve ser lida apenas selecionando-se as partes que nos forem mais agradáveis e convenientes.
É preciso entender que muitas vezes estamos andando em desobediência e rebeldia, e precisamos escutar o que Deus está nos falando, pois existem outras promessas também: promessa de castigar quem anda em desobediência, promessa de açoitar a quem recebe como filho, promessa de morte prematura, promessa de castigo com vara, promessa de enviar o devorador para castigar, promessa de doenças por causa do pecado, promessa de pragas...
As caixinhas de promessa não trazem a verdade de Deus de forma completa e contextualizada, e a Palavra de Deus entregue pela metade é o mesmo que fazer um churrasco quando está faltando a carne, ou uma feijoada sem feijão, ou suco de limão sem limão.

2 Timóteo 3:15-17
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

5. Código Moral
A Bíblia nos orienta em como devemos viver e proceder. Principalmente para aqueles que se identificam como cristãos e nascidos de novo. Todavia, a Bíblia não é pura e simplesmente um manual de regrinhas para a vida diária.
A Bíblia, muito acima disso, traz a revelação de Deus para o homem de forma que o homem seja completo, íntegro em Deus, e não apenas socialmente.

Gálatas 5:22
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”

6. Resolvedor de Debates
A Bíblia é a Palavra de Deus para os homens e não apenas um manual de combate as heresias.
Muitas pessoas lêem a Bíblia através de porções isoladas, descontextualizadas e sem entender o significado das palavras, do texto etc. Todavia, querem utiliza-las apenas para o favorecimento pessoal na hora de debates e discussões.
A Bíblia é muito mais que uma solucionadora de debates, antes é a vontade de Deus revelada de forma escrita para que o homem seja aprovado diante de Deus.

2 Timóteo 2:15
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”

7. Prova de nossa própria integridade
Muitas pessoas utilizam a Bíblia para se esconder atrás dela, dizendo até que “juram pela Bíblia sagrada que estão falando a verdade”.
A Bíblia não é um manual de juramentos ou penhor da palavra de ninguém, a não ser da Palavra do próprio autor, que é Deus.
Jurar por algo implica na afirmação de que esse algo nos pertence, e precisamos entender que a Palavra de Deus é a Palavra de Deus! E não a nossa. Portanto ela não nos pertence. A Palavra é de Deus e não de quem está jurando.

Tiago 5:12
“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”


Passar a vida inteira dependendo de apenas pedaços isolados da Bíblia Sagrada nunca irá lhe ajudar a entender a Revelação de Deus de forma completa. Quem depende de apenas pedaços sempre irá enxergar apenas pedaços e nunca o todo. Quem se apega apenas a pedaços nunca será formado por completo. Sempre irá faltar uma parte.


Autor: Robson T. Fernandes
Fonte: www.caleberobson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário