terça-feira, 20 de julho de 2010

O DEUS DA CRIAÇÃO

Texto: Genesis 1: 1-31

Introdução

- Gênesis é um nome tomado do grego; significa "o livro da geração ou das origens"; chama-se assim apropriadamente pois contém o relato da origem de todas as coisas. Ele foi escrito por Moises por volta de 1500 a. C. As evidência internas (profetas, Jesus e seus apóstolos) e externas (os costumes antigos), asseguram que Moises de fato foi quem escreveu Gênesis. A narração do Gênesis não foi, portanto, redigida em moldes científicos, talvez para melhor mostrar a sua inspiração divina. Com toda a certeza Moises fora inspirado pelo Espírito Santo e consequentemente todos os relatos sobre a criação foram dados a ele por Deus.
- Neste magnifico livro temos um dos ensinos de grande importancia para o cristianismo e todo o mundo, que o universo teve um inicio, não como afirma muitos cientistas e filósofos. O universo teve um inicio, isso todos sabemos, é um fato cientifico. A Segunda Lei da Termodinâmica afirma que "o total da energia utilizável no universo está diminuindo.
1. De acordo com esta lei, o universo está decaindo. Sua energia está sendo transformada em calor, que não é utilizável. Sendo assim, o universo não é eterno, porque, se o fosse, a sua energia utilizável já se teria esgotado há muito tempo. Ou, em outras palavras, se o universo está se desfazendo (tendo a sua energia degradada), então houve um tempo em que toda a energia foi feita. Se houvesse uma quantidade infinita de energia, ela não estaria decaindo no universo. Portanto, o universo teve um princípio, tal como Gênesis 1:1 diz.
- Nada neste universo apareceu sem causa. O universo teve um princípio, ou existe porque se criou a si mesmo, ou ele deve sua existência a alguma causa externa; ou acreditamos que tudo veio a existir através de uma grande explosão, ou acreditamos num ser que é maior do que tudo e trouxe tudo que vemos hoje a existência.
- As vezes fico (eu) a pensar, para se acreditar nesta teoria da evolução tem que ter muita fé mesmo, pois é uma teoria que vai de encontro com a própria razão. Como uma grande explosão (como dizem os defensores da teoria cientifica do Big-Bang) poderia causar tanta ordem no universo? A lógica é que uma explosão causa mais caos e não ordem.
Tese: A Bíblia indica que o universo teve sua origem em uma causa externa, que é Deus (Gn 1:1). As Escrituras põe Deus no centro, e seu capítulo primeiro não apresenta tanto uma doutrina sobre a criação, mas antes, a doutrina do Criador. Todas as coisas aqui aparecem em sua relação para com Deus e na dependência d’Ele. Diante disso podemos fazer quatro afirmações:

I. Em primeiro lugar,Deus criou o universo – v. 1
(a). Deus é causa de todas as coisas, pois por meio de sua palavra do nada fez tudo que existe – Hb. 11: 3
1. A palavra criar no hebraico “bara” originariamente significa cortar, separar, para indicar a ação divina de trazer à existência algo inteiramente novo, ou seja, a produção dum ser, completamente novo, que antes não existia.
i. Isso indica que Ele deu origem a tudo que existe, por que Ele é antes de todas as coisas – v. Cl. 1: 17
ii. Isso indica também que Ele é eterno, e sempre existiu. E este universo em que nós vivemos, é sua criação.
i. O Sl. 90: 2 afirma: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.
iii. Ele criou o universo e criou o tempo.
i. Dessa maneira, o tempo não tem existência por si só, mas sempre depende de Deus para continuar existindo, assim como foi criado pelo próprio Arquiteto do universo. Por esta razão afirmamos que o nosso Deus não está sujeito as próprias leis que criou.
ii. Este nosso mundo é caracterizado por suas limitações. Nós somos sujeitos ao esquema tempo e espaço. O tempo não impõe limites a Deus. O tempo não tem efeito sobre as perfeições, os propósitos ou promessas de Deus. O tempo não ensina nada a Deus, não acrescenta mais nada ao ser de Deus. Ele conhece todas as coisas passadas, presentes e futuras.
i. Esta é a razão pela qual eu posso afirmar sem nenhuma dúvida que DEUS EXISTE. Ele não teve princípio e nem fim e você e eu, um dia prestaremos contas a Ele dos nossos atos.
(b). Deus fez todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (Ef. 1: 11), como lhe agrada (Sl.115:3), como lhe aprouve (Sl.135:6), sendo todos os seus atos livre como são, a manifestação do seu soberano poder e da sua infinita sabedoria (Pv. 3: 19; Rm. 11:33).
1. Jeremias 10: 12 diz: “O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.”
2. A Bíblia também declara que a criação é o resultado da vontade e do poder criador de Deus, revelando aspectos de sua grandeza:
a. “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o principio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” – Rm. 1: 20
b. “todas as coisas tu criastes, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” – Ap. 4: 17
c. “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o universo veio a existir das coisas que não aparecem”. – Hb. 11: 3
3. A Bíblia ainda declara que a Deus não teve nenhuma necessidade de ter criado o mundo, pois ele é auto-suficiente, mas criou o mundo e os homens para o proposito de revelar no futuro a sua multiforme sabedoria – Ef. 3: 9-10
• A criação do universo e do homem são atos de graça espontânea e não exigências do ser de Deus.
1. Nosso valor e significado finais se encontram, desta forma, na glória de Deus (Ef. 1: 12).
a. “É para Deus, acima de tudo, que nascemos e não para nós mesmos” – João Calvino.
• Nós existimos por causa dele, para louvor da sua glória (Ef. 1: 6). O fim principal do homem é Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Daí concluímos que, existimos para glorificá-lo e para nos alegrarmos nele. Ele nos criou para que nós tivéssemos prazer Nele.
o Quando compreendermos isso entenderemos o sentido da vida.
• O que precisa ficar esclarecido na nossa mente é que, embora os propósitos de Deus certamente tenham como alvo e busquem a sua glória, também visam o bem-estar eterno do homem.

II. Em segundo lugar,Deus revelou-se como o Deus Trino na criação – v. 2b, 3, 26.
(a). Temos aqui uma referencia a Santíssima Trindade.
1. O texto de gênesis diz que o “Espirito de Deus pairava sobre as águas” – v. 2
o A criação estava ainda a ser formada e o Espírito Santo estava lá.
 Está claro aqui que o Espirito Santo estava envolvido na criação dos céus e da terra.
 O Espírito de Deus dá vida a todos; quando ele retira seu Espírito, a vida cessa.
 È o Espírito Santo que produz vida no corações daqueles que estão mortos nos seus pecados e delitos.
 Foi o Espírito de Deus que enchou de habilidade, inteligencia e conhecimento e sabedoria muitas pessoas no A.T. – Ex. 28: 3; 35: 31
 Foi o Espírito Santo que gerou Jesus Cristo no ventre de Maria – Lc. 1: 35
 È o Espírito Santo que habita na igreja – 1Co. 3: 16; Ef. 2: 22
 È o Espírito Santo a terceira pessoa da Trindade Santissima. – 2Co. 13: 13
2. O texto de gênesis também afirma que foi pela palavra de Deus que trouxe tudo a existencia: “Disse Deus” – v. 3
o João nos diz que está palavra era Jesus que “no principio era o Verbo (palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus..Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo. 1:1-3)
o Paulo assim com João afirma: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste” – Cl. 1: 16, 17.
 Esta claro aquiu também que o Filho estava envolvido no processo da criação, como a bendita palavra de Deus. V – 3
3. O texto de gênesis ainda faz mais uma afirmação em favor a doutrina da Trindade, quando diz no verso 26: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.
o Temos aqui nesta afirmação uma indicação da pluralidade dentro da unidade divina, aludindo à revelação posteiror do Novo testamento de Deus como Pai, Filho e Espirito Santo.
 O apóstolo João em sua carta diz: “Pois há três que dão testemnho (no céu: O Pai, a palavra, e o Espírito Sant; e estes três são um.” – 1Jo. 5: 7
 Por "Trindade" não queremos dizer que acreditamos em três deuses, pois para nós (cristãos) há somente um Deus (Is. 43: 10). Ao invés disso, queremos dizer que na Divindade há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
• Três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo, O Pai não é de ninguém - não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho.
• O Pai é a fonte de todas as coisas (Rm. 11: 36). O Filho é Aquele através de quem as coisas são construídas (Hb. 1: 2). O Espírito Santo é Aquele através de quem todas as coisas alcançam o seu destino final (Ef. 1: 14; 2: 18; 4: 4).
• A doutrina da Trindade e o Cristianismo estão inseparavelmente unidos. A vida eterna está envolta neste conhecimento. Vejam o que diz João: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo. 17:3).
• Deus, pelo Seu Espírito, revelou o conhecimento através do qual, no poder do Espírito regenerador, uma pessoa é capaz de conhecer o Pai e o Filho: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1Co. 2: 10).
Aplicação - Na Bíblia, Deus é chamado de justo e o Justificador de nossos pecados (Rm 3: 23-26), precisamente porque ele é mais do que uma pessoa. Por causa da pluralidade de pessoas, o Deus Triúno pode ser o Santo Juiz sem se comprometer, o Cordeiro sacrificial que morreu em meu lugar e o Espírito santificador que atua em mim. Por esta razão podemos declarar: Glória sempre seja dada ao Pai; Glória ao Filho e ao Santo Espírito. Um só Deus, supremo e redentor, Por todos os tempos sem fim. Amém.

III. Em terceiro lugar, Deus trouxe ordem ao que estava sem forma e vazio – v. 2-26
(a). Observe que, no princípio, nada desejável havia para ver, por que o mundo era sem forma e vazio. Mas Deus não criou a terra para ser um caos, mas para ser habitada – Is. 45:18
1. Isso indica que Deus é um Deus de ordem.
 Na criação é possível observar uma progressão ordenada do processo de cada novo dia: Luz, firmamentos, terra seca, luzeiros, vida marinha e aves, animais terrestre e o ser humano. Também é possível observarmos:
i. Obras de divisão: 1ª dia: luz; 2ª dia: ar e mar; 3ª dia: terra e plantas.
ii. Obras de adornos: 4ª dia: Sol, Lua, e Estrelas; 5ª dia: Alves e peixes; 6ª dia: animais e o ser humano
 Na criação é possível observar também diferenciação no ato da criação
i. O texto utiliza repetidas vezes o verbo separar, quando diz: “E separou a luz das trevas” (v. 4). A palavra hebraica usada aqui significa “fazer distinção entre”. A luz é distinta das trevas, a terra do mar, o dia da noite.
a. Na criação é possível ainda observar o conceito de prioridade – v. 16, 26
i. Gênesis um fala de governo e domínio. Há diferença de função, e algumas funções têm valor mais elevado ou maior prioridade.
o O maior para governar o dia, e o menor para governar a noite – v. 16
o Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre a terra e sobre todos os repteis que rastejam pela terra – v. 26
b. Na criação é possível observar diversidade
i. A vasta complexidade e as múltiplas formas de matéria inanimada e de vida são também reveladoras.
c. Em tudo que Deus criou encontramos coerência.
i. Por meio da alternância e da pulsação entre noite e dia e uma estação e outra, das divisões entre céu e terra a coerência de Deus é demonstrada claramente.
d. Na criação descobrimos prazer - “E Deus viu que tudo era bom”.
e. O primeiro capítulo de Gênesis repete esta frase, “e viu Deus que isso era bom”, cinco vezes (vv. 10, 12, 18, 21, 25), em adição ao resumo final no versículo 31.
i. Os atos criativos de Deus foram avaliados por Deus e achados como bons. Eles refletiam sua própria bondade e a correspondência entre seu plano, seus padrões de julgamento, sua palavra, e os resultados de sua Palavra, a criação.
ii. A criação foi totalmente boa porque era unicamente o produto da palavra soberana de Deus. Portanto, Deus imputou valor positivo à sua criação, pois a criou perfeita.
1. Tudo que você vê hoje infelizmente foi atingido pela queda. Mas quando Deus criou no inicio tudo era bom, no sentido de perfeição. Hoje a “criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou”....”a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” – Rm. 8: 20, 22
• Tudo que provém de Deus é bom. Os Seus decretos, a Sua criação, as Suas leis, as Suas providências. A bondade de Deus é manifestada em primeiro lugar na criação.
• Neste verso de Gênesis aprendemos que a preocupação principal do nosso Deus é com a sua gloria, “viu que tudo que ele fez era bom”. Deus aqui está louvando a Si mesmo!
• Do início ao fim a força motivadora do coração divino sempre foi ser honrado e glorificado. Da criação à consumação, sua determinação última era a si mesmo. Seu propósito contínuo em tudo o que faz é para exaltar a honra de seu nome e ser admirado por sua graça e poder. Ele é infinitamente zeloso por sua reputação. “Por amor de mim, por amor de mim o faço”, diz o Senhor. “Minha glória não darei a outro!”.
• Não é o homem que é o centro do universo, é Deus!
a. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” - Rm 11: 36
Aplicação - Descobrimos aqui um Ser em quem podemos confiar, porque Ele de fato é coerente, pois criou o mundo para ser estável e equilibrado dentro de uma ordem. Descobrimos um Deus que sabe valorizar as coisas e por isso sempre escolhe fazer o que é, sob todos os aspectos, bom.
• Deus criou os seres humanos para a Sua glória. O alvo principal do ser humano é conhecer a Deus e glorificá-Lo. A glória de Deus deve ter prioridade sobre qualquer coisa que queiramos realizar. A Bíblia diz: “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. (1Co. 10:31). Deus nos criou para reconhecer o Seu poder e majestade e viver à luz da Sua glória. Você não é independente em si mesmo, você é dependente de Deus.

IV. Em quarto lugar, Deus demonstrou que criou todas as coisas com propósito e amor – 26b-27
(a). Ele projetou o mundo com o propósito de presenteá-lo á mais sublime de suas criaturas: o ser humano, a coroa da sua criação.
1. A criação do homem foi o apogeu (clímax) da obra criadora de Deus.
a. A todas as outras coisas que foram criadas Deus disse: “Haja, povoem-se, produza, mas ao homem Ele disse: “façamos”
i. Esse verbo indica a obra grandiosa pela qual Deus estava para realizar.
ii. Esse verbo indica que o ser que Deus estava para criar era especial, diferente das outras coisas que foram criadas.
1. Ele criou o ser humano a sua imagem e semelhança
a. Imagem e semelhança significa que Deus criou o homem como um ser pessoal.
i. Deus é pessoal, e o homem feito a imagem dispõe dessa mesma personalidade.
ii. A personalidade indica que o homem é um ser dotado de consciência, conhecimento e responsabilidade.
b. Imagem e semelhança significa que Deus dotou o homem de espiritualidade.
i. O homem é extra-material, pois tem em si o elemento espiritual, que o impele a viver uma vida além da matéria.
ii. Quando Deus fez o homem à sua imagem, colocou nele um senso insuperável da eternidade – (Ec. 3: 11).
iii. A imagem de Deus nos faz pessoas espirituais capazes de se relacionar e se comunicar com Deus.
c. Imagem e semelhança também significa que Deus dotou o homem de liberdade.
i. Como um Ser pessoal e espiritual Deus é um Ser livre. Deus criou o homem para amar, conhecer, confiar desejar, obedecer, e também para ser recusar a fazer coisas.
ii. O que devemos salientar aqui, é que o homem como criatura é dependente de Deus. Está debaixo da direção de Deus. E como pessoa Deus lhe concedeu uma certa liberdade para agir e tem toda a responsabilidade por seus atos. Nós chamamos esta liberdade de livre agência e não de livre-arbítrio (por ser uma palavra inexistente na Bíblia).
1. O homem em hipótese alguma é livre de Deus e do seu controle.
a. Deus exerce controle constante e absoluto sobre todos os pensamentos e as ações dos homens, a conclusão necessária é que o ser humano não possui livre-arbítrio. Sua liberdade é zero em ralação a Deus.
2. O homem é livre num sentido relativo, ou livre em relação a outros seres e coisas (pessoas, objetos, forças etc) e não a Deus.
d. Imagem e semelhança ainda significa que Deus concedeu ao homem expressividade.
i. Deus tem a capacidade de se expressar, de fazer sua vontade conhecida e executá-la. A Bíblia diz que Deus tem olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos cabelo, etc. Evidentemente que essa é uma linguagem figurada (antropomórfica – qualidade humanas aplicadas à divindade) para sugerir que ele consegue se expressar.
ii. O ser humano se expressa igualmente por meio de partes de seu corpo, e pode transmitir sua personalidade, espiritualidade, e virtudes.
iii. Este ser humano também fora criado para ser imitador do seu Criador. De que forma?
1. Dominando. Dominar é algo próprio de Deus, mas o homem que foi criado à imagem divina também tinha a função de dominar, numa clara imitação a Deus. Observem que uma das primeiras funções do homem foi dar nome aos animais (2: 19-20). Deus com isso estava estimulando a criatividade do ser humano. Deus queria que o homem fosse seu imitador, mas é claro com qualidade próprias.

Aplicação – Aqui temos o homem criatura finita, saído da mão criadora de Deus, e que anda pela terra. E apesar disso, este ser, tão insignificante como possa parecer à primeira vista, foi criado como a coroa da criação de Deus. Fora criado com inteligência, liberdade, expressividade, e é capaz de desfrutar uma relação pessoal com o Deus infinito, eterno e amoroso.

Conclusão
Concluímos que, essa grande verdade (Que Deus criou o universo) destrona a teoria da evolução, pois mostra a dignidade do ser humano. A teoria da evolução, da macro-evolução por sua vez, coloca a vida como sendo um acidente cósmico, e nós seres humanos, não passaríamos de “amebas” superdesenvolvidas. Para os defensores dessa teoria nada foi criado com um propósito, pois segundo eles as criaturas surgiram do acaso. Dessa forma a vida não tem nenhum sentido. Em lugar disso afirmamos que com toda a certeza e convicção, que verdadeiramente fomos criados pelas mãos do Supremo Criador, e aqui estamos para servi-lo e o adorá-lo para todo o sempre.


Pregação ministrada na Igreja Presbiteriana de Picuí, pelo Rev. Edvaldo Miranda

2 comentários:

  1. Acreditar em algo de forma devota, agarra-se a determinada idéia ou condição sem alimentar a dúvida, sem levar em conta o finito, sem considerar que o que havia planejado só existia no mundo das ideias, e se ver diante da não realização, dá não concretização, é de uma melancolia sem tamanho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rev. Edvaldo Miranda8 de agosto de 2010 às 16:53

    Tanto a dúvida como a melancolia são resultantes da falta de comunhão com o Criador. Todos esses sentimentos de dúvida que por sua vez gera a melacolia foram produzidos quando o pecado entrou no mundo, dai por diante todo o ser humano se tornou incrédulo, ou seja, indispoto a acreditar (Rm. 3: 11).Observe bem, a dúvida é um estado ou efeito de duvidar, de sentir desconfiança, hesitação, incerteza. A dúvida é falta de crença; ceticismo. Certamente o autor dessa frase (Alberto Camus, Nada pelo eterno)era alguém que sofria desse mau (incredulidade) que aflinge toda a humanidade.
    Alberto Camus, o existencialista francês, reivindicou que tudo da vida é simplesmente isso: "fútil e sem propósito. Trabalhamos e pensamos que temos objetivos, mas estamos condenados a viver de futilidades". Aproximadamente cento e vinte e cinco antes de Camus, o americano Henry David Thoreau disse que a maioria dos homens vivem vidas de desesperação quieta. Até William Shakespeare, no século dezesseis e dezessete, reivindicou que a vida era um “conto narrado por um idiota, cheio de ruído e fúria, não significando nada”.
    Porém a uma resposta cristã a essa visão de mundo pessimista? O cristão pode fornecer uma resposta positiva para aqueles que buscam propósito e significado na vida. O universo é governado pelo soberano Criador Deus do universo. O sentido da vida é o que foi expresso pelo próprio Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheça, a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” – João 17: 3

    ResponderExcluir