terça-feira, 27 de julho de 2010

QUATRO COISAS QUE TORNA O CRENTE UMA PESSOA MAIS DO QUE FELIZ

Texto: SALMO 1

INTRODUÇÃO
- O que precisamos fazer para sermos felizes? Muitas pessoas pensam e ensinam, que a felicidade depende do que possuímos, será que isso é verdade? Será que a verdadeira felicidade depende do valor monetário que temos no Banco,das mansões que possuimos, das impresas que administramos, dos carrões que temos em nossa garagem, como muitos pregadores da "teologia da prosperidade" afirmam? Será que o falecido brasileiro que recentemente tirou sozinho mais de 50 milhões de reais encontrou a verdadeira felicidade? Será que um jogador de futebol que ganha aproximadamente entre cinco a seis milhões de dólares por ano tem a verdadeira felicidade? O que precisamos fazer para sermos felizes?
E.T - Existe neste Salmo, uma diferença progressiva entre o crente e o ímpio. Tudo se resume assim: O ímpio se acha feliz por aquilo que possui, mas o homem temente a Deus é feliz por aquilo que ele é:
1. Diferentemente do que alguns pensam e ensinam, a felicidade depende do que eu sou, e não do que tenho. Ser em lugar de ter é um dos ensinos principais das Escrituras.
A.T - O ímpio se acha feliz por aquilo que faz para si próprio, por sua vez, o crente é feliz por aquilo que faz para agradar a Deus!
S.T – Podemos observar isso de acordo como nos mostra o Salmo 1:

I. O CRENTE VERDADEIRO NÃO ANDA SEGUNDO O CONSELHO (OPINIÕES) DOS IMPIOS.
(a). Não andar segundo o conselho dos ímpios, significa dizer que o crente verdadeiro não adota os princípios mundanos, e nem a conduta dos incrédulos.
1. Um verdadeiro cristão não pode ser influenciado por pessoas que não temam o Deus Bendito.
a. O ímpio, em geral, é alguém que conhecemos, em casa ou no trabalho, mas que é insensato, que não quer nada com Deus. Por isso: "diz o insensato em seu coração: não há Deus; corrompem-se e praticam iniqüidade" (Sl 53.1). Esse tipo de pessoa, por mais amável que seja, nunca dará bom conselho a ninguém, pois ele mesmo anda em maus caminhos.
2. Um verdadeiro cristão que conhece o Deus que é extremamente Santo não vive segundo o padrão moral de vida dos incrédulos.
a. Porque todos que um dia se depararam com a santidade Deus tiveram suas vidas transformadas e influenciadas por ela - Is. 6: 5; Lc. 5: 8; Ap. 1: 17
i. Por isso o nosso padrão moral de vida deve ser a santidade de Deus, porque ele diz: Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo – Lv. 11: 44.
3. Um verdadeiro cristão não aceita conselhos de pessoas que o induzirão a pecar contra o Senhor.
a. Pv 12.5 diz: Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do perverso, engano.
4. Um verdadeiro cristão anda sempre em direção oposta ao "curso deste mundo" (Ef 2.2)
a. É bom que fique claro que estamos no mundo, mas não somos do mundo.
5. Um verdadeiro cristão anda segundo o conselho de Deus por meio do Espírito Santo.
a. Porque o conselho do Senhor dura para sempre - Sl 33.11
b. Porque se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito - Gl 5.25

II. O CRENTE VERDADEIRO NÃO SE DETÉM NO CAMINHO (DÁ VIDA PRÁTICA) DOS PECADORES.
(a). Não se deter no caminho dos pecadores, significa não parar para dá uma olhada.
1. O caminho dos pecadores envolve prazeres e negócios ilícitos, que levam ao vício ou à corrupção. É importante passar adiante ou passar de longe. Significa também que o crente deve fugir da agenda dos insensatos.
a. Não pare, nem se distraia.
b. Não imite as suas práticas carnais.
2. O crente é luz e a luz brilha nas trevas
a. Quanto a isso o apostolo Paulo escreveu o seguinte: “Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade, provando sempre o que é agradável ao Senhor” – Ef. 5:7-10
3. O crente não pode se embaraçar com as coisas desta vida
a. Devemos nos desembaraçar de todo pecado que fortemente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.. - Hb 12.1-2.
b. Quando alguém começa a se envolver com as práticas comuns aos ímpios, é porque se deteve naquilo que o levará conseqüentemente à destruição.
(b). Não se deter no caminho dos pecadores, também significa evitar situações que possam comprometer sua vida cristã, uma vez que nós não podemos nos deter em qualquer lugar. Martinho Lutero disse: “o deus de um homem é aquilo que ele ama.”; João diz: “não ameis o mundo, nem o que no mundo há, se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.” (1Jo. 2.15). Que o mudo não exerça influencia em nossas vidas.

III. O CRENTE VERDADEIRO NÃO SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES
(a). Não se assentar na roda dos escarnecedores, significa não ter comunhão com pessoas que não compartilham da nossa fé.
1. Temos que evitar certos ambientes, onde já sabemos que haverá pessoas que zombarão da nossa fé.
a. Ex: Lc 22.55 nos diz que Pedro dá um passo rumo ao fracasso quando se afasta de Cristo e se aproxima de seus inimigos na casa do sumo sacerdote. Pedro assentou-se na roda dos escarnecedores. Tornou-se um com eles. Misturou-se com gente que escarnecia de Cristo. Colocou uma máscara e tornou-se um discípulo disfarçado no território do inimigo. Sua mistura com o mundo custou-lhe caro, pois foi nesse terreno escorregadio que sua máscara foi arrancada e sua queda tornou-se mais vergonhosa.
2. Não devemos fazer parte de uma comunidade de escarnecedores, que zombam e brincam com Deus, porque de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará - Gl. 6: 7
3. É necessário vivermos em constante estado de alerta, senão, de repente, por alguma distração, podemos nos ver assentados com zombadores, participando de suas brincadeiras de mau gosto.
4. Quem ouvir os sábios conselhos da Palavra de Deus, evitará estar assentado na roda dos escarnecedores, se deliciando com suas piadas imorais.
a. Pv 4.10-12 diz: “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás.”
(b). Não se assentar não significa isolamento total.
a. Não temos que nos isolar das pessoas e dos nossos amigos que não são crentes; pois se assim o fizermos quem irá falar do amor de Deus para eles. Não há ninguém melhor do que nós, amigos já convertidos, para levá-los a presença de Deus. Porém, temos que tomar cuidado com certos tipos de pessoas que não respeitam a nossa fé.

IV. O CRENTE VERDADEIRO TEM SEU PRAZER NA LEI DO SENHOR
(a). O crente verdadeiro se refugia de dia e noite na Lei do Senhor. Não raramente, mas diligentemente e constantemente. Ele tem uma fome insaciavél pela Lei do Senhor. Ele ama a Lei do Senhor.
1. Lei aqui é um sinônimo da Palavra de Deus (Js. 1: 7; 2Rs. 17: 13; 21: 8)
a. O crente considera constantemente a Palavra de Deus como regra de suas atitudes, a fonte de seu consolo; ele tem a Palavra do Senhor de dia e de noite em seus pensamentos, para que não venha andar como os gentios, na vaidade de seus proprios pensamentos - Ef. 4: 17
b. A palavra de Deus é o estrumento que forja o carater do crente
c. È por meio da palavra de Deus que o crente cresce, mediante a aceitação obediente aos seus ensinos, que exprimem a vontade de Deus.
d. A Escritura como um banquete refresca a alma do crente.
i. “Ela o satifaz com visões de Deus como sendo o seu proprio Deus. Cristo como seu proprio Salvador; o Espírito como seu guia, Santificador e Confortador; o céu como seu lar eterno; e todas as coias ordenadas para o seu bem-estar” – Henry Law

APLICAÇÃO – Todos que se deleitam na Lei de Deus são bem sucedidos como uma árvore frutiferá e florescente. Seu fruto aparecerá no tempo apropriado, não necessariamente de imediato, e sua saúde espiritual geral representada pelas folhas, será boa. O fruto que um cristão produz é primeiramente um carater transformado e uma conduta piedosa (Gl. 5: 22-23). Por meio da Lei do Senhor, a vida do crente é enriquecida e assim ele se torna um canal de benção para os outros. Beneficiando os outros através do seu exemplo de vida e com suas boas obras que glorificam a Deus - 1Pe. 2: 12

CONCLUSÃO
Observem que o caminho do pecado sempre vai piorando: a pessoa ANDA no conselho dos ímpios, se DETÉM no caminho dos pecadores e finalmente se ASSENTA na roda dos escarnecedores. Mas o verdadeiro crente se mantém distante:
1. Ele não anda segundo o conselho (opiniões) dos impios.
2. Ele não se detém no caminho (dá vida prática) dos pecadores.
3. Ele não se assenta na roda dos escarnecedores
4. Ele tem seu prazer na Lei do Senhor
È por isso que podemos afirmar que o crentre verdadeiro é uma pessoa mais do que feliz, porque ele é diferente do ímpio em seu comportamento e objetivos. Você se acha uma pessoa mais do que feliz? Se estiveres andando no caminho dos justos certamente que sim, mas se não, por mais que você se ache feliz, porque possui alguma coisa, lembrem-se que alguns pensam e ensinam que a felicidade depende do que você tem, mas as Escrituras nos ensinam o contrario, que a verdadeira felicidade vem daquilo que nós somos e não daquilo que possuímos. Quem você é? Um ímpio ou um justo? Feliz porque tem, ou feliz porque é?

Mensagem ministrada na Igreja Presbiteriana de Picuí, pelo Rev. Edvaldo Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário