terça-feira, 27 de julho de 2010

POR QUE LEVANTAR AS MÃOS?

Por Dr. Peter Masters


É alegado que o levantar das mãos na adoração é sancionado na Bíblia, e deveria, portanto, ter o seu lugar no culto hoje. Existem várias referências a isso nos Salmos, e uma no Novo Testamento. Por que Davi levantou suas mãos? O que sua ação significa? Quando ele o fez?

Lemos no Salmo 28.2: “Ouve a voz das minhas súplicas… quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo”. Davi estava fora de Jerusalém, provavelmente correndo de Absalão. Como um ausente, ele levantou suas mãos para o lugar do sacrifício em Jerusalém. Fez isso para identificar-se com a oferta do sacrifício pelo sacerdote. Ele não poderia estar presente, mas indicou sua solidariedade com a oferta.

Em Salmos 63.4, ele diz: “… em teu nome levantarei as minhas mãos”. Ele estava no deserto de Judá, e novamente isolado do lugar de sacrifício. Anelava estar no santuário (versículo 2). No tempo do sacrifício, ele uma vez mais levantou suas mãos para identificar-se com a oferta noturna.

Em Salmos 141:2, ele é claro como cristal sobre a questão. Longe do Tabernáculo uma vez mais, ele pediu que sua oração subisse como incenso…‘… e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde’.

Quando longe do Tabernáculo, Davi se engajava nessa ação para expressar sua unidade com a oferta da tarde. Sua ação não era um ‘teatro’ devocional, mas tinha significado real.
Deveríamos fazer o mesmo? Certamente não, pois os sacrifícios já terminaram. Jesus Cristo cumpriu por nós todas as leis e símbolos sacrificiais. O sacrifício da tarde não é mais oferecido. E esse é o motivo de não encontramos no Novo Testamento qualquer instrução para levantar literalmente nossas mãos durante a adoração. Fazê-lo seria reviver a realização dos sacrifícios. Seria depreciar o grande sacrifício oferecido de uma vez por todas, a morte expiatória de Cristo.

Três outros salmos mencionam ações com as mãos, mas referem-se a outros assuntos. O Salmo 119:482 fala de levantar as mãos em obediência diária a Deus – assim como um trabalhador tomaria suas ferramentas. O Salmo 134:23 refere-se aos sacerdotes literalmente oferecendo sacrifícios. O Salmo 143:64 vê Davi figurativamente (não literalmente) estendendo suas mãos a Deus, como uma criança necessitada faz com sua mãe.

Quando Paulo (1 Timóteo 2:85) ordena que os cristãos orem ‘levantando mão santas’, ele indubitavelmente quer dizer isso figurativamente. Oferecer mãos limpas a Deus num sentido literal, como crianças pequenas mostrando aos seus pais que se lavaram, seria ridículo. Aqui as mãos representam nossas ações, e Paulo quer dizer que deveríamos lutar por santidade antes de orarmos.

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Fonte: Revista Sword and Trowel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário